Últimas Notícias

Cemitériode Lhanguene carece de limpeza

O CEMITÉRIO de Lhanguene, na cidade de Maputo, está com défice de limpeza facto que resulta da falta de pessoal à altura de garantir a manutenção do recinto que devia estar limpo e bem cuidado está com o capim alto, a, emprestando um cenário dissuasor para quem pretenda visitar o local.
As chuvas que caiem com regularidade estão a propiciar o crescimento do capim,que floresceentre as campas,e se junta ao lixo amontoado e túmulos quebrados. Outroponto que chama a atençãoé a vedação incompletaque torna o local vulnerável e inseguro.
Não raras vezes, os residentes das redondezas usam o espaço do cemitério como corredor de passagem de e para as suas casas.
A direcção do campo-santo estáneste momento,sem efectivo para garantir a manutenção, esperando para breve a realização de novas contratações.
Domingas Romão, directora adjunta de salubridade e cemitérios, reconhece o actual cenário e apontou que concorrem para tal a dependência do trabalho eventual.
“Trabalhamos com um grupo de senhoras que são contratadas semestralmente. Claramente que em cada intervalo de contratação, que dura de 3 a 4 semanas, o cemitério fica sem assistência”, explicou.
A fonte apontou também a falta de tractores, viaturas e outras máquinas auxiliares para a limpeza, como outra limitante que contribui para o cenáriocrítico que se assiste.
“Estamos sem meios neste momento, o tractor que usávamos no Lhangueneestá parado faz tempo e estamos sem equipamento, em todos os sentidos”, lamentou.
A fonte fez saber que pela natureza do trabalho, era suposto que cada cemitério tivesse pelo menos um tractor, um carro e uma máquina para recolher o lixo que se amontoa em diferentes cantos.
“Dentro de duas ou três semanas teremos as equipas de limpeza já posicionadas no local para proceder a limpeza”, garantiu.
loading...

Sem comentários